Descarregue o PDF do Historial aqui
FUNDAÇÃO
A ideia nasce através de um grupo de amigos da freguesia, que habitualmente se encontravam no estabelecimento do Sr. Joaquim Alves Ramos, e sentiam a necessidade da construção de um equipamento que desse apoio à Terceira Idade, Infância e Juventude da freguesia.
As primeiras dificuldades surgem na procura de um terreno com viabilidade para construção e com a situação geográfica ideal. Ao fim de algumas tentativas, essas dificuldades foram superadas. Num contacto com o Sr. Manuel Pinto do Couto, que demonstrou boa vontade para ajudar a resolver o problema, este conseguiu convencer seus pais, Manuel Fernandes do Couto e Laura Pinto de Araújo Ribeiro, a doarem um terreno que possuíam no Lugar da Bela com cerca de 4000 m2.
LEGALIZAÇÃO
A 8 de Agosto de 1985, por escritura pública no Cartório Notarial de Espinho, foi constituída a Associação denominada – ” CENTRO SOCIAL DE S. FÉLIX DA MARINHA “ e efectuada a referida doação do terreno.
Os estatutos foram publicados em Diário da República – III Série n.º 216 de 19 de Setembro de 1985.
A 30 de Setembro de 1985, efectuou-se o Registo Nacional de Pessoas Colectivas, sendo atribuído o NIPC n.º 501 610 774.
Em 11 de Julho de 1995, procedeu-se ao registo na Direcção Geral da Acção Social com o n.º 62/88, e confirmada a designação de Instituição Particular de Solidariedade Social e Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.
A 4 de Junho de 1996, é aceite a sua filiação na União das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UIPSS / CNIS) com o n.º 1479.
LOGOTIPO
ASSOCIADOS / CORPOS GERENTES
Esta Instituição conta actualmente com 850 associados que pagam anualmente uma quota (15 Euros). Reúnem em Assembleia-geral para aprovação do Plano de Actividades e Orçamento (Novembro) e do Relatório de Actividades e Contas de Gerência (Março).
Elegem também os Corpos Gerentes compostos por: Mesa da Assembleia-geral, Conselho Fiscal e Direcção. Estes órgãos são eleitos para um mandato de quatro anos.
CONTRUÇÃO
A construção das instalações decorreu entre Janeiro de 1992 e Junho de 1995.
A cerimónia de Lançamento da Primeira Pedra teve lugar a 11 de Janeiro de 1992, e foi presidida por Sua Excelência a Vice – Governadora Civil do Porto – Dr.ª Maria Cândida de Oliveira.
A inauguração realizou-se a 4 de Julho de 1995 em cerimónia presidida por Sua Excelência o Sr. Ministro do Emprego e da Solidariedade Social – Eng.º Falcão e Cunha.
Os projectos foram elaborados graciosamente por: Arquitecto Joaquim Zenha, Engenheiro Acácio Guedes e Engenheiro Ribeiro de Sá.
INSTALAÇÕES
O edifício tem 2 pisos (cave elevada e rés do chão) com 845 m2 cada. Possui cozinha, despensas, lavandaria, bar, refeitórios para 120 pessoas e 60 crianças, sanitários para pessoal e utentes (adultos e crianças), gabinete médico e de enfermagem, secretaria, gabinete de Direção Técnica, 3 salas de atividades (crianças), 2 salas de estar, 2 salões polivalentes e garagem. O espaço exterior, com cerca de 3000 m2, é ocupado com zonas de trânsito, jardins, passeios e um parque infantil.
EQUIPAMENTO
Todo o edifício está equipado com o necessário para as valências actuais.
Estão também devidamente equipados, o gabinete médico, cozinha, bar e lavandarias. Todo o edifício está equipado com aquecimento central, pelo sistema de caldeiras abastecidas a gás. Possui também elevador e monta-cargas.
Todo o trabalho administrativo está informatizado, desde a contabilidade, gestão de pessoal, gestão de utentes, gestão de sócios, gestão de stocks etc.
Quanto ao equipamento de transporte, é composto por: um autocarro de 20 lugares, quatro carrinhas de 9 lugares para transporte de utentes incluindo cadeiras de rodas, quatro viaturas para serviços de Apoio Domiciliário e uma viatura de 7 lugares para apoio. Quatro destas viaturas estão preparadas para o transporte coletivo de crianças.
Ao nível de segurança, todo o edifico está equipado com o sistema de detecção de incêndios com ligação aos Bombeiros Voluntários da Aguda, 4 bocas-de-incêndio exteriores e duas interiores, extintores interiores, sinalização de emergência e portas a abrir para fora.
CUSTOS E FINANCIAMENTOS
O custo total das obras foi de 1.200.000 euros, sendo: 850.000 para construção do edifício, 50.000 para equipamento e 300.000 para viaturas.
Financiamentos: Ministério do Emprego e da Segurança Social (PIDDAC e FSS), Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Governo Civil do Porto, Junta de Freguesia de S. Félix da Marinha, quotização dos associados e donativos de Empresas e Particulares.
Em 2016, 2017 e 2018 o edifício foi alvo de obras de requalificação que permitem o aumento de capacidade no Jardim de Infância e Serviços de Apoio Domiciliário. Estas obras tiveram um custo total de 325.000 € sendo 282.000 € para as obras e 43.000 € para a aquisição de novo equipamento.
ACTIVIDADES / VALÊNCIAS
CENTRO DE DIA – TERCEIRA IDADE
Iniciamos a nossa actividade em Setembro de 1995 com a valência de Centro de Dia para Terceira Idade, tendo celebrado com o CDSSS Norte um Protocolo de Cooperação abrangendo 10 utentes. Hoje esse Protocolo já contempla 51 utentes.
Funciona de 2.ª a 6.ª feira, das 8 às 17 horas, exceto feriados, e durante os 12 meses do ano.
Os utentes desta valência, com capacidade para 60, utilizam o transporte da Instituição diariamente. São fornecidas três refeições diárias: pequeno-almoço, almoço e lanche.
É-lhes ministrada a medicação aconselhada quer pelos seus médicos de família dos Centros de Saúde, quer pelo médico assistente deste Centro. Os serviços de enfermagem são assegurados por quatro enfermeiros.
Alguns idosos fazem a sua higiene pessoal nas nossas instalações, quer por sofrerem de incapacidade física que não lhes permite autonomia a este nível, quer por falta de condições nas suas habitações.
No que se refere à ocupação de tempos livres, desenvolve-se com os utentes diversas atividades tais como: pintura, desenho, trabalhos em barro, papel, etc. São também organizadas periodicamente algumas saídas ao exterior para passeios e convívios. Duas vezes por semana têm aulas de Educação Física, ministrada por professor especializado
SERVIÇOS DE APOIO DOMICILIÁRIO
Em Fevereiro de 1996 iniciamos a prestação de serviços de Apoio Domiciliário com um Protocolo de Cooperação com o CDSSS Norte que abrangia 10 utentes, sendo hoje de 70.
São apoiados 75 utentes nesta valência. Esta valência integra os seguintes serviços: alimentação (almoço e lanche), higiene pessoal, higiene habitacional, tratamento de roupas e teleassistência. Cada idoso usufrui de qualquer destes serviços, consoante as suas necessidades.
A alimentação compreende o almoço completo e o lanche e é distribuída por 3 viaturas entre as 11.30 e as 12.30 horas.
A higiene pessoal, é o serviço solicitado por aqueles que estão acamados ou impossibilitados de a realizar. Para prestar este apoio, a Instituição disponibiliza três equipas compostas por duas funcionárias cada.
A higiene habitacional inclui apenas a dependência onde se encontra o idoso acamado.
O tratamento de roupas é feito na lavandaria das nossas instalações, depois de recolhidas nas casas dos utentes pelas equipas referidas, e novamente entregues aos utentes. Este serviço também pode ser feito para os utentes de Centro de Dia.
A teleassistência é um serviço de assistência remota, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Todos os utentes da valência de Apoio Domiciliário são acompanhados regularmente pela Técnica de Serviço Social.
Em Maio de 1999 iniciamos o serviço de Apoio Domiciliário ao fim de semana e feriados, abrangendo neste momento 30 utentes. Estes serviços também estão inseridos no Protocolo de Cooperação com o CDSSS Norte.
JARDIM DE INFÂNCIA COM PRÉ-ESCOLA
Em Setembro de 1998, celebrou-se com o CDSSS Norte um Protocolo de Cooperação para a abertura de um Jardim de Infância com Pré- Escola, abrangendo 60 crianças divididos por 3 salas (3,4 e 5 anos com 20 crianças por sala).
As crianças utilizam o transporte da Instituição diariamente. São fornecidos o suplemento da manhã, almoço e lanche. Além das atividades didático-pedagógicas normais, são ministradas aulas de educação física, educação musical, natação e a utilização do parque infantil. São também organizadas com regularidade saídas para passeios convívios, passeios de estudo e assistência a espectáculos.
O acompanhamento é efectuado por três Educadoras de Infância e quatro Ajudantes de Acção Educativa.
QUADRO DE PESSOAL
O quadro de pessoal é composto por 40 colaboradores, a saber: um Secretário-Geral, uma Assistente Social, três Educadoras de Infância, uma Técnica Superiora de Educação Social, um Chefe de Compras e Encarregado de Sector, uma Escriturária, dois Motoristas, duas Cozinheiras, duas Ajudantes de Cozinha, quinze Ajudantes de Ação Direta, quatro Ajudantes de Acão Educativa e seis Empregadas Auxiliares.
Os serviços de contabilidade, jurídicos, médico e de enfermagem (5) são fornecidos em regime de prestação de serviços.
PARCERIAS
No âmbito do desenvolvimento da sua actividade o Centro Social mantém diversas parcerias e protocolos de cooperação, entre outras:
• Associação Dadores de Sangue de Vila Nova de Gaia
• Banco Alimentar contra a Fome
• Centro Cultural e Beneficente de S. Félix da Marinha
• Centro de Reabilitação Profissional de Gaia
• Centro Recreio Popular de S. Félix da Marinha
• CerciEspinho
• Cruz Vermelha Portuguesa
• EAPN – Rede Europeia Anti Pobreza
• Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira – Espinho
• Externato Oliveira Martins – Espinho
• Freguesia de S. Félix da Marinha
• Instituto do Emprego e Formação Profissional
Março / 2019
Convocada Assembleia Geral - 15 de Novembro de 2018
Dia 15 de Novembro de 2018 21:00h
Eleições para os Órgãos Socais - 14 de Dezembro de 2018
Eleições para os Órgãos Socais dia 14/12/2018 14:00h
Tomada de posse dos Org.Sociai - 6 de Janeiro de 2019
Tomada de posse dos Órgãos Sociais para 2019 - 2022 10:00h
ASSEMBLEIA GERAL 28-03-2019 - - 28 de Março de 2019
Rua da Bela, 894 - S. Félix da Marinha 21:00h
Assembleia Geral 28 Nov. 2019 - 28 de Novembro de 2019
Sede - Rua da Bela - S. Félix da Marinha 21:00h
ASSEMBLEIA GERAL DE 26/03/2020 - 26 de Março de 2020
ASSEMBLEIA GERAL 26/03/2020 (26 Março 2020)- CANCELADA 21:00h
Assembleia Geral dia 16/Julho - 16 de Julho de 2020
Rua da Bela 894 - S. Félix da Marinha 21:00h
Assembleia Geral - 30/11/2020 - 30 de Novembro de 2020
Rua da Bela 894-S. Félix da Marinha-30/11/2020-21 h. 21:00h
LOTAÇÃO NA ASSEMBLEIA GERAL - 30 de Novembro de 2020
SÓ PODEM ESTAR PRESENTES 6 ASSOCIADOS NA A.G. 30NOV 21:00h